Cirurgia refrativa são os procedimentos cirúrgicos que buscam a diminuição do grau do olho e conseqüente correção dos vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
Potencialmente qualquer pessoa que for portadora de vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e que tenham condições oculares adequadaspara realização da cirurgia.
Os exames realizados no pré operatório ( topografia, paquimetria, orbscan, pentacam e mapeamento de retina) avaliam, minuciosamente, a córnea e a retina para avaliaramos a viabilidade da Cirurgia refrativa.
A Cirurgia refrativa tradicional apesar da alta tecnologia, corrige os graus sem levar em conta a individualidade dos olhos.
A Cirurgia refrativa personalizada não se restringe apenas à correção dos vícios de refração, mas avalia as características individuais de cada olho (personalização) para a programação cirúrgica específica.
A técnica utilizada depende de cada indicação cirúrgica. Pode ser utilizado o excimer laser com suas duas modalidades, PRK ou Lasik e também implante de lentes intra-oculares.
No PRK o laser é aplicado direto na superfície da córnea e a recuperação visual é mais lenta que o Lasik. O Lasik consiste numa delaminação da córnea e aplicação do laser no seu interior. O implante de lentes intra-oculares é indicado quando a córnea não oferece condições para a Cirurgia refrativa.