Clok Oftalmologia

Como evolui a visão das crianças?

crianças

No 1° mês, o bebê não consegue distinguir cores e o contraste é muito pequeno. Só consegue enxergar vultos e depende muito dos contrastes. A proximidade com a criança e a claridade do ambiente facilitam a percepção do objeto.

As lágrimas aparecem na terceira semana quando já aconteceu o desenvolvimento da glândula lacrimal.

No 2° mês, a criança tem uma melhor percepção de cores e contrastes, porém continua percebendo vultos.

A audição está mais elaborada e consegue associar imagem e ruídos. Por isso, brinquedos com barulhos chamam mais atenção.

Nesta fase necessita de um bom contraste de cores e uma boa luminosidade do ambiente.

No 3° mês já consegue distinguir melhor as cores, tem um poder de focalização maior e seu contato olho a olho com a mãe fica mais perceptível. Seguem objetos por um tempo bem pequeno.

No 4° mês já existe o alinhamento ocular, diminuindo o estrabismo do bebê.

A criança já demonstra um interesse maior por objetos de tons fortes como o vermelho, amarelo e azul. Isso explica o interesse da maioria das crianças desta idade pela “Galinha Pintadinha”.

No 6° mês a criança já possui uma visão quase idêntica a dos adultos.

Consegue distinguir todas as cores e contrastes mas a focalização ainda não é perfeita. Nem sempre a imagem é nítida.

É importante oferecer brinquedos com diferentes formatos e cores e o bebê já pode alcançar objetos que estejam em seu campo visual.

No 8° mês a cor dos olhos já se define. A pigmentação da íris antes desta fase é mais clara e tende a escurecer até este momento. Por isso, bebês negros podem nascer com olhos mais claros mas neste momento eles escurecem.

No 1° ano a visão do bebê já tem uma percepção parecida com do adulto, mas a nitidez ainda não é completa.

A acuidade visual perfeita só é atingida entre 5 e 6 anos de idade.

O exame da criança deve ser feito quando nasce, aos 3 meses de idade, 1 ano e após isso é importante a avaliação anual para evitar a ambliopia (olho preguiçoso).

Crianças que possuem alto grau em ambos os olhos, grau diferente entre eles, e estrabismo devem ser estimulados até os 7 anos de idade.

Para evitar a ambliopia (olho preguiçoso) devemos estimular o olho ruim, fazendo tampão no olho bom e fazendo a correção necessária com óculos antes que a visão da criança atinja sua maturidade.